Você está visualizando atualmente Nossa história e nosso mercado
Close-up of two business people shaking hands while sitting at the working place.

Nossa história e nosso mercado

Reciclagem e a reutilização são essenciais para a preservação do meio ambiente. Essa crença fez nascer, em 2007, uma parceria entre dois alunos de Administração de Empresas da PUC-SP. Era o princípio do que é hoje, a Base Ecopeças.

Buscando provar que uma empresa pode obter bom retorno financeiro e cuidar da natureza ao mesmo tempo, os sócios adquiriam a São Jorge Ecopeças em 2015. Não tinham qualquer conhecimento sobre mecânica na época, mas após dois anos de intensa atividade e aprendizado, triplicaram o tamanho da empresa. Assim provaram ser real a rentabilidade de um eco negócio.

Em 2018 houve a mudança do nome antigo, para Click Ecopeças, buscando refletir melhor a nossa visão empresarial, onde tecnologia e sustentabilidade são aliadas na criação de um cenário melhor para todos. Foram 4 intensos anos de evolução, aprendizado, até conseguirmos ampliar nossas estruturas.

Em 2023, após uma restruturação societária, resolvermos seguir como Base Ecopeças, uma empresa sólida, com o objetivo de ir além de um desmonte convencional, se tornar um hub de soluções para desmontes, com tecnologia, aprendizado, formação e capacitação de pessoas.

De 2015 até 2019, o mercado de desmontagem veio passando por mudanças estruturais, adequações, conscientização ambiental dos velhos desmontes (ferros-velhos). Novas portarias foram surgindo, leis estaduais, municipais, vieram para melhorar a qualidade do serviço prestado por empresas do setor, em busca de dar um novo conceito para essas empresas e quebrar aquele preconceito antigo de que peça de desmonte, é peça ruim, quebrada ou até mesmo sem procedência.

Mas foi entre 2020 e 2023 que o mercado iniciou sua revolução, margens apertadas, escassez de recursos naturais, falta de componentes na indústria automotiva, problemas políticos impactando a cadeia produtiva do mercado, fizeram com que montadoras do mundo inteiro, entendessem que mais importante até mesmo do que reciclar, é reutilizar.

E quando o assunto é reutilizar, aí é com os desmontes, somos economia circular na veia! Já existe interesse de grandes grupos em nosso setor, hoje estamos vendo Stellantis se consolidar, lançar peças remanufaturadas com garantia de nova em concessionária, a Toyota está com metas agressivas de ESG, buscando parceiros e volume de carros para serem processados.

Os próximos capítulos prometem, e a BASE vem forte e se preparando cada dia mais para crescer como empresa, explorar alternativas e sustentar o seu propósito, “garantir a economia circular no mercado automotivo, diminuindo seu impacto ambiental através da reutilização das Ecopeças”.